Segue o resumo dos questionamentos e informações obtidas na reunião de ontem com a Caixa e Nassal.
Acredito que todas as perguntas que foram feitas no formulário e levantadas nos últimos tempos foram esclarecidas.
Sobre a comissão
Caixa: Teremos que formalizar uma comissão seguindo o rito do código civil. Para acompanhar a obra e esses temas com a Caixa. Como o empreendimento foi feito em duas partes. Já estamos em contato com Claudia da Nassal para iniciarmos o procedimento de mudança ou inclusão de novas pessoas na comissão.
Liberação de recursos
Caixa: Toda liberação vem após a execução da Nassal na etapa 1 esse será o último, pois o mesmo está com o alerta ligado pelo atraso. Quanto à etapa 2 continuará normalmente, pois ainda está dentro do prazo contratual. O fluxo informado foi o que a Nassal fez em novembro a Caixa válida e paga em dezembro e assim por diante.
Sobre os juros de obra
Caixa: É para ser considerado o prazo contratual com a Caixa e após seis meses não haverá cobrança passando para a construtora esses custos. Exemplo: quem tem prazo de 30/10/2021 terá mais seis meses 30/04/2022 e após esse não haverá cobrança de juros de obras.
Sobre proprietários que compraram diretamente com a Nassal sem financiamento
Caixa: Esses proprietários terão a posse de moradia, mas terão que abrir processo para exigir a escritura.
Nassal: A advogada ao final da reunião informou que pode ser solicitado a antecipação de titularidade, que era um custo aproximado de um salário mínimo para o processo e que em dois meses sairia.
Sobre atraso de obra
Caixa: A Etapa 1(torre 1) está com atraso e foi ligado o alerta para a Nassal. Quanto à etapa 2(Torre 2 e 3) está até adiantado comparado com a previsão deles.
Plano de ação
Caixa: Como a etapa 1 foi ligado o alerta por conta de estar atrasado na previsão deles, foi solicitado a Nassal para enviar um plano de ação de como eles vão entregar, nesse plano a nassal solicita correção dos valores que aumentaram absurdamente no último ano. A Caixa avalia e aprova.
Sobre única entrega
Caixa: Foi formalizado entre Nassal e Caixa dois processos de maneiras distintas, logo eles possuem datas diferentes. É como se fossem dois empreendimentos, para a Caixa a cobrança nesse momento é só para a etapa 1, pois é nela que está o atraso.
Previsão de entregas
Caixa: Etapa 1 previsão para abril de 2022, etapa 2 precisão para setembro de 2022. Mas foram enfáticos que isso são previsões do andamento e não podem garantir essas datas. Além do mais, é positivo que a construtora continue tentando manter a obra em posse, pois o procedimento para mudança de construtora (acionando o seguro) será muito moroso.
Sobre indisponibilidade de bens
Nassal: Foi informado que existe um bloqueio no empreendimento, mas que já foi resolvido por uma ação movida pela Fazenda Nacional aguardando apenas uma “baixa” para retirada do processo e assim remover esse “bloqueio”. Esse bloqueio impede a transferência de escritura para o proprietário quitado ou financiado.
Acionamento do Seguro
Caixa: Em último caso será acionado o seguro com aprovação de nós compradores. Foi recomendado ir nesse caminho, foi relatado um caso em que teve uma construtora que entregou um empreendimento em 2019, outra assumiu em 2021 e largou. Assim os proprietários estão desde 2019 esperando a entrega do imovél.
Após nos informar desse cenário, eles disseram que estão trabalhando em conjunto entre Caixa e Nassal para que não chegue a esse ponto, pois além da imagem prejudicada das duas empresas, acarretará em processo para ambas.
Em resumo é ruim com a Nassal e muito pior sem ela, se outra assumir. Essa terá que ser a última decisão.
Valorização do imovel
Caixa: Recomendou evitar exposição do empreendimento nas mídias sociais e em reportagens de forma negativa para não gerar uma desvalorização e assim quem vai sair perdendo somos nós os próprios moradores.
0 comentários